domingo, 6 de fevereiro de 2011

Como é...

Hoje acordei com a triste notícia de que o piloto de F1 Robert Kubica sofreu um grave acidente numa disputa de rali. Ele sofreu fraturas múltiplas e corre o risco de perdeu a mão direita.

Peço a Deus que o ajude, porque a informação que temos é que se trata de um grande cara, ótimo caráter, e que se dá bem com todo mundo. O tipo de cara em quem eu me inspiro.

Essa notícia me deixou com vontade de falar um pouquinho desse meu esporte, empolgante sim, mas perigoso.

Uma das primeiras perguntas que sempre me fazem é que velocidade atingimos. Com nosso motor de 13 HPs cheguei a atingir 82km/h no final da reta de chegada. E a velocidade média por volta fica em torno de 65km/h.

Pode parecer pouco, se compararmos com nossos carros de passeio circulando por rodovias ou grandes avenidas.

Mas não é bem assim.

O kart fica coladinho no chão, e ver os asfalto assim tão de perto dá uma sensação de velocidade muito maior.

Além disso, não temos amortecedor e a pista não é um tapete. Pelo contrário. Em alguns trechos o kart pula demais, bate demais o fundo no asfalto, e o resultado disso são dores por todo o corpo depois das corridas.

Também existem as tais zebras e com frequência passamos por cima delas, batendo as costelas nos nossos duros bancos de plástico ou fibra. Quem já tomou uma boa pancada nas costelas, sabe do que estou falando. Dói, dói muito!

Nossos freios também não são nada confiáveis, e com as ondulações da pista a sensação é de que ao final da reta os freios não vão segurar, e vamos passar reto, indo parar nos pneus.

Como em qualquer competição, estamos sempre no limite. E para fazer um bom tempo na classificação, muitas vezes precisamos ir além do limite. E nessas horas qualquer erro ou imprevisto pode ser fatal. Na maior parte do tempo, não há margem para erros.

A verdade é que se eu for ficar pensando nisso tudo antes da corrida, meu bom senso não me deixaria nem sentar no kart.

Mas não é assim que a coisa funciona. A paixão pela velocidade, a vontade de superar os próprios limites é viciante, é empolgante.

E quando não estou pilotando, eu sinto um vazio. É o meu mundo, ali sou eu e apenas eu. E Deus, claro!

Que chegue logo o dia 19 de fevereiro, para eu voltar a acelerar meu kart 34.

E viver de novo todas essas emoções. :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário